Hoje conheci o pessoal responsável pelo site www.blindtube.com.br, fundamental para os deficientes visuais que gostam de cinema.
O texto abaixo foi retirado do site:
“Ligue a televisão. Escolha um filme ou episódio de novela. Feche os olhos. Tente acompanhar a história, a dramaticidade do enredo. Depois de alguns instantes, você vai notar: quando os atores estão falando, é possível imaginar a cena que não se pode ver. Mas é só aparecer um silêncio, um instante em que a atriz esteja apenas olhando pela janela, para que o quadro criado na sua mente seja interrompido. A experiência, que depois de você abrir os olhos provavelmente estará terminada, não é momentânea para 1,2 milhões de pessoas cegas em todo o país. O número de deficientes visuais - quem tem uma acuidade visual menor, mas não necessariamente não enxerga - chega a 4 milhões. Os dados são de um estudo divulgado pelo Centro Brasileiro de Oftamologia.


Agora, entre no site www.blindtube.com. É só clicar em algum dos filmes disponibilizados na página. Como aprendizado, assista ao vídeo de olhos cerrados. Além do áudio dos atores, a descrição das cenas também está presente. Mesmo sem o som da conversa, dá para saber o que acontece e, aí sim, apreender o contexto da história. O nome desse recurso é áudio-descrição. Para os deficientes visuais, a concretização da imagem. No teatro, funciona como as rubricas do roteiro, que informam quem entra em cena, a ação do artista. ”
Entre no site, confira e acredite que é possível melhorar a qualidade de vida dos ditos deficientes.